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- Contemplação
Após a confirmação da contemplação, por sorteio ou lance, o processo é composto por 4 fases:
Atualização cadastral/envio de documentos
Dependendo da categoria de consórcio, é preciso enviar alguns documentos específicos. Os documentos a seguir são obrigatórios em todas as categorias:
cópia da carteira de identidade ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou, se o contemplado for uma empresa, cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)
comprovante de residência atualizado e em nome do contemplado
comprovante de renda
Análise de crédito
O
contemplado terá que ter um avalista e não poderá apresentar
nenhuma restrição financeira.
É bom lembrar que o tipo
de garantia é determinado de acordo com as regras do plano
contratado e do bem que será adquirido.
Comprovação
de renda
Caso o
consorciado seja um trabalhador formal vinculado à CLT, basta que
ele apresente sua carteira de trabalho ou seu contracheque dos
últimos 3 meses.
No entanto, se o consorciado for um
profissional liberal ou autônomo, será necessário apresentar uma
cópia da declaração do Imposto de Renda ou do DECORE (Declaração
Comprobatória de Percepção de Rendimentos).
Se o
cliente for um aposentado ou pensionista, será necessário
apresentar o comprovante do recebimento do benefício.
Se o
consorciado for uma empresa, deverá apresentar a declaração mais
recente do Imposto de Renda.
Homologação
dos documentos
Nessa etapa
o consorciado deve apresentar todas as informações e os documentos
referentes ao bem ou ao serviço que deseja adquirir.
Caso
o consórcio contratado seja para a compra de um carro, o associado
deverá informar a marca, o modelo, o ano de fabricação, o número
do chassi etc. Se o veículo for usado, será necessário apresentar
também o laudo da vistoria pericial e o da avaliação veicular.
Se
o bem a ser adquirido for um imóvel, a documentação exigida varia
de acordo com o tipo — se ele já está construído ou se será
comprado na planta. Na categoria de imóveis, o consorciado pode usar
os recursos do FGTS.
Realização
da compra
Depois de passar
por todo esse processo, finalmente o consorciado terá condições de
realizar a compra do bem ou a contratação do serviço que deseja.
Para isso, ele receberá uma carta de crédito com o valor da cota
determinada pelo contrato.
O dinheiro não é depositado
na conta do consorciado. A Embracon fica responsável por realizar o
pagamento junto ao vendedor com a carta de crédito — seja ele uma
pessoa física ou jurídica.
Acesse aqui o guia do contemplado.